Descobri o Diabetes Gestacional… E agora?!
Um cuidado que as gestantes devem ter na gravidez é com a alimentação. Isso porque, no pré-natal, algumas grávidas descobrem que seu índice de glicose no sangue está um pouco – ou muito – acima do normal e com alguns exames complementares, os médicos chegam a um diagnóstico: diabetes gestacional. Ou seja, além do alto índice de glicose, a diabetes gestacional faz com que seu corpo não produza insulina em doses suficientes, levando os níveis de açúcar no sangue a subirem demais, o que pode gerar problemas com a gravidez e com o bebê.
A boa notícia é que, com o controle adequado, às gestações irão transcorrer sem problemas e os bebês nascem saudáveis, inclusive, sendo possível o parto normal. O tratamento para diabetes gestacional é feito sob orientação de um nutricionista, do obstetra e do endocrinologista e tem como objetivo promover a saúde da mãe e do bebê, controlar a glicemia e evitar complicações na gestação e no parto.
Terei que mudar o que comer por causa da diabetes gestacional? Na maioria das vezes, sim! Mas é fundamental ter apoio especializado para saber como fazer a transição do que você come para o que será mais adequado para manter sua glicemia sob controle durante a gravidez e o pós-parto.
Desse modo, caso o diagnóstico seja confirmado, seu obstetra te indicará um nutricionista para te ajudar a fazer esse controle de alimentação, pois você terá que aprender:
#01 Com que frequência deve se alimentar
#02 Quais alimentos você pode comer e quais deve evitar
#03 Qual a quantidade de comida adequada para o seu organismo, baseada no seu peso, altura, nível de atividade física, avaliação de exames de sangue e nas necessidades do bebê em desenvolvimento.
Você precisará aprender o que são porções específicas de alimentos e como equilibrar suas refeições com a quantidade certa de proteínas, carboidratos e gorduras. Não se esqueça da indicação de atividade física que você pode fazer para ajudar!
E, embora a ideia de uma dieta especial pareça assustadora de início, com o tempo você vai se acostumar a fazer as melhores escolhas para que sua gravidez e seu bebê estejam bem. Conte comigo para te ajudar nessa jornada!