Muitas gravidinhas acreditam que neste período a mulher deve comer por dois. O que não é verdade! Os bons hábitos alimentares é que influenciarão a saúde do bebê ao nascer.
É comum nos três primeiros meses de gravidez haver uma oscilação de peso, com a perda de até 3 quilos ou o ganho de até 2 quilos, sem que isso cause problemas para mãe ou filho. A partir daí, o ganho adequado de peso vai depender do estado nutricional da gestante e servirá de indicador para avaliar o suprimento correto de energia.
De forma simplificada, considera-se que as gestantes de baixo peso ganhem em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 9 A 12kg e as com sobrepeso ou obesas, entre 6 e 7 kg. A gestação de gêmeos leva ao aumento de 15 a 20 kg.
Quando uma grávida aumenta muito de peso, a saúde da dupla mãe-filho entra em perigo. Cada caso deve ser individualizado. Porém, é clássico o conceito de que uma futura mãe não deve engordar muito mais que doze quilos no seu período gestacional. O excesso de peso aumenta os riscos de diabetes, hipertensão, pré-eclâmpsia, além de inúmeras outras complicações obstétricas.

 

 

Mércia Casaes_0310. Laispsd